Cearense supera compatriota em jogo equilibrado, garante vaga na decisão no Paraguai e mira a retomada de títulos após temporada em branco em 2023.
O brasileiro Thiago Monteiro está de volta a uma final no circuito profissional. Neste sábado (23), o cearense derrotou o compatriota Matheus Pucinelli em uma semifinal 100% brasileira no Challenger de Assunção, garantindo vaga na decisão do torneio paraguaio após dois sets bastante disputados, com parciais de 7/6 (7-3) e 7/5, em 2h19 de confronto no saibro.
Com o resultado, Monteiro — que já havia subido provisoriamente ao 94º lugar do ranking da ATP — pode alcançar a 89ª posição caso conquiste o título. Ele está cada vez mais consolidado de volta ao top 100, embalo que começou com o vice-campeonato no Challenger de Santiago na última semana.
A decisão será contra o norte-americano Emilio Nava, 181º do mundo, que venceu o paraguaio Daniel Vallejo por 6/4 e 6/2 na outra semifinal. Os dois se enfrentaram apenas uma vez anteriormente, no qualificatório do Masters 1000 do Canadá em 2022, e Monteiro venceu com autoridade: 6/3 e 6/0.
Monteiro supera oscilações e impõe experiência no momento decisivo
Apesar do favoritismo e de ser o cabeça 1 do torneio, Thiago Monteiro enfrentou grandes desafios durante a semifinal. No primeiro set, precisou salvar cinco break-points antes de ceder a quebra no sexto game. Mas respondeu imediatamente, devolvendo o break e salvando dois set-points no décimo game antes de levar a melhor no tiebreak, virando de 1-3 para 7-3.
O segundo set seguiu a mesma linha de altos e baixos. Monteiro chegou a abrir 3/1, mas viu Pucinelli reagir e sacar em 5/4 com chance de empatar o jogo. O cearense, no entanto, mostrou frieza, salvou um set-point, virou para 6/5 e quebrou novamente no game seguinte para fechar a partida.
Agora, Monteiro terá a chance de levantar o seu primeiro título em 2024 e encerrar um jejum que dura desde 2023, quando foi campeão em Campinas. A final deste domingo em Assunção marca a 17ª decisão de sua carreira em torneios nível Challenger, em busca de sua décima conquista nesse nível e a 15ª no total como profissional.