O jovem João Fonseca, de 18 anos, enfrenta Mariano Navone nesta sexta-feira em Buenos Aires, sonhando com sua primeira semifinal de ATP e a chance de abrir espaço para mais um brasileiro na chave principal do Rio Open.
Fonseca enfrenta Navone em duelo decisivo
O brasileiro João Fonseca, atual número 99 do mundo, terá um desafio crucial contra o argentino Mariano Navone (47º) pelas quartas de final do ATP 250 de Buenos Aires. O confronto acontece às 15h na quadra central, e uma vitória não só levaria Fonseca a sua primeira semifinal de ATP, mas também impactaria diretamente o Rio Open, ATP 500 que começa na próxima segunda-feira.
Vitória pode garantir mais um brasileiro no Rio Open
Caso avance às semifinais, Fonseca poderá solicitar o Special Exempt, vaga destinada a jogadores que avançam em torneios simultâneos, liberando assim o wild-card que ele já possui no Rio Open para outro tenista brasileiro. Com isso, o Brasil poderia ter um número recorde de cinco atletas na chave principal do torneio carioca.
Atualmente, Thiago Wild tem entrada direta, enquanto Fonseca, Thiago Monteiro e Felipe Meligeni receberam convites. No qualificatório, estão Gustavo Heide, Karue Sell e João Lucas Reis. Uma vitória de Fonseca abriria uma vaga adicional para outro brasileiro competir no maior torneio de tênis da América do Sul.
Em caso de derrota, o sérvio Laslo Djere pode herdar o Special Exempt se vencer Thiago Wild nas quartas. Caso ambos percam, a vaga será destinada ao argentino Francisco Comensana, primeiro alternate. O Rio Open ainda tem um wild-card reservado para um possível tenista top 10 ou de grande renome internacional.