Clique aqui para participar do nosso canal no WhatsApp

Bielorrussa que mora no Brasil brilha no Sul e vai à final do ITF de Vacaria

Radicada no Rio de Janeiro, a bielorrussa Iryna Shymanovich conquista vaga na final do ITF W50 de Vacaria após batalha de três sets contra a grega Despina Papamichail.

Aos 27 anos, a tenista Iryna Shymanovich vem escrevendo uma nova página em sua carreira diretamente do Brasil. Desde que se mudou para o país em 2022, após enfrentar dificuldades para treinar na Bielorrússia devido à guerra na Ucrânia, a atleta encontrou na Rio Tennis Academy um novo lar esportivo. E neste sábado, ela deu mais um passo importante ao se classificar para a decisão do ITF W50 de Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul.

Atualmente na 230ª posição do ranking da WTA, Shymanovich garantiu presença na grande final ao superar a grega Despina Papamichail em uma verdadeira maratona de três sets, com parciais de 7/6 (7-1), 2/6 e 6/4. A decisão está marcada para este domingo (24), às 14h, contra a italiana Aurora Zantedeschi, de 24 anos, que ocupa a 384ª colocação no ranking. Para quem conquistar o título, estarão em jogo 50 valiosos pontos no ranking, enquanto a vice-campeã somará 33.

Além do destaque nas simples, o torneio também definiu as campeãs de duplas neste sábado. A tcheca Michaela Bayerlova e a italiana Miriana Tona levaram o troféu após virada emocionante sobre a norte-americana Robin Anderson e a espanhola Alicia Herrero, vencendo por 6/7 (4-7), 7/6 (7-5) e 10-7 no match tie-break.

O tênis brasileiro também marcou presença nas semifinais da chave de duplas. As parcerias formadas por Laura Pigossi e Carolina Meligeni, e por Ana Candiotto e Camilla Bossi, terminaram entre as quatro melhores e somaram 20 pontos no ranking de duplas. Já na disputa individual, a melhor campanha nacional foi de Carolina Meligeni, que venceu sua estreia na chave principal e garantiu seis pontos no ranking de simples.

O torneio em Vacaria tem sido uma excelente vitrine para jovens talentos e jogadoras em busca de retomada no circuito, com estrutura profissional e apoio de público local. A final deste domingo promete fortes emoções com duas tenistas que chegaram à decisão após atuações consistentes e marcadas pela superação.

Picture of Paulo Alexandre

Paulo Alexandre

Apaixonado por tênis, trazendo notícias, análises e novidades do circuito mundial. 🎾

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *