Brasileiro reage após perder o primeiro set e agora disputa o título contra argentino Juan Pablo Ficovich.
O paulista Felipe Meligeni está na grande final do Challenger de Mérida, no México, após uma vitória de peso neste sábado (22). Enfrentando o chileno Christian Garin, ex-top 20 e atual número 106 do mundo, o brasileiro mostrou força mental e resistência física para buscar a virada e vencer por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (6-8), 6/3 e 6/4, em 2h22 de partida.
Com o resultado, Meligeni garante uma escalada no ranking da ATP, saindo da 176ª para a 163ª colocação provisória. Caso conquiste o título no domingo, pode atingir o 154º lugar, o melhor ranking da carreira. A atualização oficial acontecerá somente após o Masters 1000 de Miami, o que dá ao brasileiro mais uma semana para buscar pontos, já que ele tem presença confirmada no Challenger de Morelia, também no México, na próxima semana.
Na decisão, Meligeni enfrentará o argentino Juan Pablo Ficovich, cabeça de chave número 3 do torneio, que derrotou o boliviano Hugo Dellien — principal favorito ao título — por 6/3, 5/7 e 7/5, na primeira semifinal do dia.
Meligeni larga atrás, mas vira com autoridade
O jogo começou equilibrado, com Meligeni aproveitando a instabilidade inicial de Garin para abrir vantagem e sacar para fechar o primeiro set em 5/4. No entanto, o chileno reagiu, forçou o tiebreak e virou de 2-5 para 8-6, largando na frente com moral.
O segundo set foi marcado por quebras de saque em sequência nos primeiros games, mas foi o brasileiro quem conseguiu se firmar primeiro, abrindo 5/2 e controlando a reta final para empatar o duelo.
Na parcial decisiva, Felipe repetiu o bom início, venceu os dois primeiros games e desta vez manteve o controle emocional e técnico para confirmar seus serviços até o fim. Sem dar novas chances a Garin, fechou a partida e garantiu sua vaga na final.
O título em Mérida pode ser o oitavo troféu de simples da carreira do brasileiro e o quarto em nível Challenger. A última conquista foi em 2023, no torneio de Lyon, na França.